Acesse nossa galeria de fotos:

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Trem-bala japonês bate novo recorde de velocidade e atinge 603 km/h

Foto: Reuters


Trem-bala japonês bate novo recorde de velocidade e atinge 603 km/h

Japão - O trem japonês de levitação magnética "Maglev", ainda em fase de testes e operado pela empresa ferroviária Central Japan Railway, bateu nesta terça-feira seu próprio recorde mundial de velocidade ao atingir 603 km/h, menos de uma semana de quebrar a marca anterior. A velocidade foi alcançada na via de testes de 42 quilômetros de extensão instalada na Prefeitura de Yamanashi, a 35 quilômetros ao Oeste de Tóquio.


Com a atividade desta terça-feira, a Central Japan Railway concluiu os testes para atingir as altas velocidades com o "Maglev" sem o registro de nenhum problema. O mesmo trem bateu o recorde mundial ao alcançar 590 km/h no último dia 16 de abril.

O "Maglev" funciona por meio de um sistema de levitação magnética que usa motores lineares instalados perto dos trilhos. O campo magnético gerado faz com que o trem seja elevado até 10 centímetros acima da ferrovia e também o impulsiona, eliminando o contato e fazendo com que a única forma de atrito seja o ar.

A Central Japan Railway tem intenção de colocar o "Maglev" em funcionamento em 2027 entre a estação de Shinagawa, ao Sul de Tóquio, e a cidade de Nagóia, no Centro do Japão. O trajeto, de 286 quilômetros e feito pelo trem-bala em 88 minutos, seria reduzido para 40 minutos com o "Maglev".

A expectativa é que o trem circule a uma velocidade máxima de 500 km/h quando começar a operar. A Central Japan Railway pretende estender o serviço de Nagóia a Osaka, no Oeste do país, em 2045.

Nenhum comentário:

Movimento Trem de Ferro/ Ver de Trem - copyright 2011-2020 - Desenvolvido por Franco Coelho. Tecnologia do Blogger - melhor visualizado no navegador Internet Explorer