Acesse nossa galeria de fotos:

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

21ª Caravana Cultural Ver de Trem rumo à Santo Amaro da Purificação 2012



A 21ª Caravana Cultural Ver de Trem rumo à Santo Amaro da Purificação que aconteceu nos dias 28 e 29 de Janeiro, foi recepcionada calorosamente nos municípios por onde passou. A viagem teve início na estação da Calçada, onde aconteceu um dejejum regional, seguindo para Almeida Brandão onde embarcou no trem até o bairro de Paripe. Apartir daí a caravana seguiu de ônibus para Mapele, (O trecho ferroviário de 7km até essa região está sem condição de uso a quase 10 anos, mas já está sendo recuperado) distrito de Simões Filho, sendo recepcionado por moradores que preparam alguns petiscos de origem afro e indígena , como a moqueca de peixe assado envolvido na folha de bananeira, beiju, pamonha, entre outros.  Seguindo para a Cidade de Candeias, acontecendo na estação de trem uma recepção com muitos fogos, oferta de kits com amostra da água da fonte milagrosa de Nossa Senhora das Candeias, degustação de alguns ítens da gastronomia regional, com a presença de alguns secretários do governo local, professores e historiadores.
Para demonstrar que está existindo o fortalecimento de uma parceria com a Ferrovia Centro Atlântica, no sentido de fazer retornar as viagens de trens comemorativos, foi disponibilizado um (Auto de linha: veículo ferroviário de pequeno porte), com estrutura de apoio e segurança, que conduziu a Filarmônica Lira de Maracangalha, tocando de Candeias até Maracangalha, a penultima parada, com muita animação e despertando à atenção de todos. A prefeita de Sâo Sebastião do Passé Tânia Portugal, juntamente com a comunidade, recebeu a Caravana com música e muitos fogos. Onde o representante da FCA, reafimou a disposição da concessionária em participar dos eventos culturais com alguns trens em datas comemorativas da região.
A novidade da 21ª Caravana, foi um fato inusitado e curioso, de ter colocado uma banda de música a bordo de um "auto de linha". Uma ideia criativa que simbolizou o retorno do trem com a Caravana do Ver de Trem, que partia de Salvador até Santo Amaro,  como aconteceu entre 1992 até 1998.
 Também anunciou o compromisso de prepararmos a Caravana "Vim te Ver de Trem" para a Rio+20, em junho próximo. ( Eco-92  quando partimos de trem de Salvador até o Rio de Janeiro). Com proposito sintonizado com a Agenda 21 para reforçar a atenção dos governantes sobre a importância da revitalização das ferrovias em nosso País, antenados com as oito metas do milenio para melhorar o mundo.

Agradecimentos :  Prefeitura de São Sebastião do Passé, CTS-Companhia de Transporte de Salvador, Indal-Comunicação Visual, Jamberê Turismo, Sindiferro, Aelb, Complexo Escolar Polivalente de Santo Amaro, Prefeitura de Candeias, Grupo Ecológico Germen, FCA-Ferrovia Centro Atlântca, Assoc. dos Pescadores e Marisqueiras de Mapele e a comunidade de Mapele.

Para ver as fotos da 21ª Caravana ver de trem acesse nossa pagina :
 Galeria de fotos

Nenhum comentário:

Movimento Trem de Ferro/ Ver de Trem - copyright 2011-2020 - Desenvolvido por Franco Coelho. Tecnologia do Blogger - melhor visualizado no navegador Internet Explorer